TCC: de comer ou para passar no cabelo?

TCC: de comer ou para passar no cabelo?

Com certeza não é o seu Trabalho de Conclusão de Curso que você enrolou até o último minuto para apresentar para o seu orientador que também deixou para o último minuto para revisar. Aqui estamos falando de TCC: Teoria Cognitiva Comportamental. Terapia Cognitiva Comportamental –  a partir de agora seguiremos chamando de TCC – é uma terapia estruturada, focada no presente, e sim, trabalha o passado também, mas sem estabelecer causalidade em situações do passado e eventos atuais. Não necessariamente.

O precursor e fundador dessa teoria foi o Dr. Aaron T. Beck. Dr. Beck era um jovem psiquiatra treinado em análise freudiana quando, no final da década de 1950, começou a levar os pacientes a se concentrarem em distorções em seu pensamento diário. Ele descobriu que muitas pessoas geraram o que ele chamou de “pensamentos automáticos” – termo que utilizamos até hoje no processo de psicoterapia, e suposições que se tornam “crenças” como “Eu sou apenas azarado no amor” ou “Sempre fui socialmente inepto”, o que pode dar origem a autocrítica, desespero, ansiedade, visão distorcida como a síndrome do impostor e tentativas autodestrutivas de compensação e comportamentos disfuncionais como gastar mais do que ganha, jogos de apostas e promiscuidade são alguns exemplos.

Dr. Aaron T. Beck
Dr. Aaron T. Beck Fonte imagem: New York Times

Dentro de várias bases, Aaron Beck se utilizou muito da filosofia estóica para compor e estruturar a TCC. O estoicismo tem dentro da sua base a máxima que nós não controlamos eventos externos, mas sim o nosso julgamento e resposta a eles. Essa ideia central é influenciada com Epíteto,  um dos maiores filósofos do estoicismo:

“Os homens não se perturbam pelas coisas que acontecem, mas sim pelas opiniões sobre as coisas.” Epíteto

Essa citação encapsula a ideia central da TCC de que não são os eventos em si que causam sofrimento emocional, mas sim a interpretação ou avaliação cognitiva que o indivíduo faz desses eventos. Esse é basicamente o trabalho principal que nós, psicólogos especializados em TCC, trabalhamos juntos com vocês: como você está enxergando os eventos externos a sua volta? O que você realmente pode fazer sobre isso? Está claro para você o que está sob seu controle (seus pensamentos, julgamentos e ações) e o que não está (eventos externos, comportamento alheio, o passado)? Como você tem feito a aplicação prática de suas ideias na sua vida diária ou tudo não passa de discussões teóricas dentro da sua própria cabeça? 

Esse é o meu objetivo aqui: ajudar a você a identificar e modificar padrões de pensamentos disfuncionais que afetam negativamente seus sentimentos e comportamentos. A meta é promover mudanças cognitivas para melhorar o seu bem-estar emocional e ensinar habilidades práticas que te torne um indivíduo mais autônomo em lidar com os desafios da vida e profissionais. Ah, os desafios profissionais….