Afinal, o é um psicólogo?

Afinal, o é um psicólogo?

Ninguém. Ninguém responde essa pergunta de bate pronto, já percebeu? Todo mundo dá uma
titubeada no início. Mesmo profissionais da área. Logo em seguida vem a explicação mais certeira, mas não tanto completa: “Psiquiatras são médicos. Eles podem prescrever medicamento.” “Verdade! (pausa dramática) E o resto?”. Nesse momento ouvimos alguém perguntar qual foi o placar do jogo entre Bangu e Portuguesa. Melhor mudar assunto mesmo. Não há uma resposta na ponta da língua.

 

É muita gente para pouca explicação

Então vamos organizar aqui de forma mais prática:

  1. Psiquiatra 

Psiquiatras são médicos com especialização em Psiquiatria. Sua abordagem combina o entendimento biológico e químico do cérebro com aspectos psicológicos. Psiquiatras pode prescrever medicamentos, como antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor etc. Resumindo, psiquiatras tem o objetivo de estabilizar o funcionamento cerebral e emocional por meio de tratamento medicamentoso (às vezes junto à psicoterapia).

2. Terapeuta 

Um profissional de outra área. Qualquer área. Com formações complementares seja holístico, corporal, interativo, etc. Formações que em geral, são de 16 horas. 2 dias. Um final de semana. Há formações mais completas de 3-6 meses ou até 1 ano. Terapeutas podem ter a mais diversas abordagens. Pode envolver práticas energéticas, corporais, espirituais, entre outras. Não é necessariamente científico ou regulamentado por conselhos profissionais ( dependo do tipo).

3. Psicólogos (Psicoterapeuta)

Psicólogos  ( ou psicoterapeutas) passam por uma formação de cinco anos, com registro no CRP, e costumam ter pelo menos dois anos de especialização na abordagem escolhida. Psicólogos trabalham com o comportamento, emoções, pensamentos, e relações do indivíduo. Na psicoterapia o tratamento é por meio da fala, escuta e técnicas psicológicas como na Teoria Cognitiva Comportamental (a conhecida TCC), teoria que sou especialista e atuo há mais de 13 anos, além de atuar com uma psicologia baseada em evidências.

Como psicóloga posso afirmar que estou aqui para promover mudanças emocionais (profundas!) e comportamentais, autoconhecimento e qualidade de vida é a minha missão. Estou aqui para  te suportar em questões como ansiedade, estresse, burnout, dificuldades de relacionamento, autoestima, autoconhecimento, decisões de vida, luto, entre outras.

“Tá, Ana! Mas o que é TCC que você falou e o que a ciência tem a ver com isso?”

Pega seu café daí que eu pego meu chá daqui, puxa uma cadeira e vamos conversar.